DICA: Sessão Fotográfica de Familia

DICA: Sessão Fotográfica de Familia

Fotografia é a memória impressa. A principal importância de fazer um book família é capturar um momento, registrar uma sensação. Contratar um fotógrafo para fazer fotografias de família, além de proporcionar um resultado profissional, garante que todo mundo esteja presente no click!

Quem acha que um book família funciona bem apenas para formações completas e tradicionais, se engana. Você pode escolher quem vai participar das suas fotos: avós, companheiros, amigos que moram longe ou perto de casa, seus pets… Famílias são formadas pelo amor entre as pessoas – que vai muito além dos laços sanguíneos.

 

 

Prefira locais de convívio da família

Se o objetivo do book família é retratar o convívio entre os fotografados, o ideal é que o local escolhido transmita essa sensação, que seja um espaço onde todos se reúnem para fazer atividades juntos. O lar costuma ser a primeira opção e, quando escolhido, deve ser bem aproveitado! Sala, jardim e quarto das crianças são excelentes cenários.

Parques e praças também são ótimos locais para fotografar, pois oferecem diferentes paisagens e muito espaço para interação. Se você não tiver certeza na escolha do local, fale com o fotógrafo. Ele pode te ajudar e pontuar alguns detalhes importantes, como a qualidade da luz.

Envolva as crianças

Em uma sessão de book família, crianças podem se irritar facilmente, portanto, é importante incentivá-los positivamente. Nada de “amanhã vamos tirar fotos” – demonstre o quanto o momento será especial com frases como “domingo faremos uma coisa muito divertida! Que tal escolhermos roupas bem legais?”. A ideia principal é que a experiência seja realmente divertida e natural, logo, fique atento ao humor das crianças e dê um tempo quando elas precisarem. Ao invés de pedir um sorriso forçado, por exemplo, faça-os brincar e ganhe risadas sinceras e muito mais fotogênicas.

Vista-se bem, mas busque o informal e confortável

As roupas são fundamentais para boas fotos. É importante, no entanto, que você não deixe de lado a personalidade de cada membro da família. Escolha peças que você gosta. Para quem busca um resultado mais elegante, é bom lembrar que você não está indo a uma festa de gala, muito menos a uma reunião de negócios. Opte pelo equilíbrio entre o elegante e o confortável. Lembre-se que para ter boas fotos, você vai abraçar sua família, brincar com seus filhos e bichos de estimação, então, é aconselhado que você use peças que permitam esses momentos – evite, por exemplo, saias muito curtas ou peças muito justas.

A simplicidade também pode ser elegante, mas evite as roupas “de ficar em casa”. Deixe de lado também as estampas exageradas e, na dúvida, use peças com cores lisas, como um jeans e camiseta branca. Combinar cores lisas com uma textura também pode ser interessante.

Procure não combinar as cores de todas as roupas como, por exemplo, todos de azul ou o filho vestido como uma miniatura do pai. Com os filhos, busque chegar a um acordo. É melhor ter uma criança satisfeita nas fotos do que emburrada por causa de um tênis ou uma camisa que não gostaria de usar.

Dê atenção ao cabelo e à maquiagem, mas não exagere

O cabelo e a maquiagem seguem a mesma linha das roupas: procure manter o que você usa no dia a dia. Se você quiser fazer um penteado simples ou uma escova, tudo bem, mas lembre-se sempre que os exageros não combinam com a informalidade do convívio familiar. A maquiagem leve também funciona melhor com a proposta do book família. O pó para diminuir o brilho no rosto é sempre bem vindo.

Inclua objetos ou hobbies realmente importantes

Se a família costuma andar de bicicleta junta, porque não incluí-las em algumas fotos? As crianças e até os bichinhos de estimação podem ter um brinquedo favorito, e eles também são importantes para mostrar um pouco das características da família.

As melhores poses são as espontâneas

As melhores fotos do book família são as que capturam os momentos e as reações espontâneas: o abraço apertado, a gargalhada, o beijo sincero, são situações que mostram o verdadeiro afeto familiar. Não se preocupe em olhar para câmera e sorrir, apenas curta sua família com naturalidade. O fotógrafo estará atento às poses e, algumas vezes, irá dirigir algumas fotos posadas, que também são importantes.

Você pode sugerir algumas poses que signifiquem algo para a família ou que transmitam mais sobre vocês. Pesquise imagens que vocês gostem e conversem com o fotógrafo para chegar ao melhor resultado.

Inclua seus animais de estimação no book da família

Para muita gente, os pets também são membros da família, logo, nada mais natural do que a presença deles em algumas imagens. Outra vantagem é que os bichinhos são espontâneos, e sempre deixam a sessão de fotos mais divertida.

Dica final: Divirtam-se! As fotos vão ser uma recordação importante para toda a família, então, faça delas algo especial e divertido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »